terça-feira, 9 de setembro de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco.


Oi pessoal, muito bom estar aqui novamente!
     Realmente este livro me surpreendeu. Depois de Harry Potter eu não havia lido mais nada de J.K Rowling mesmo sabendo que ela já havia lançado anteriormente o Morte Súbita e mesmo estando desatualizado sobre este que lhe falei (Morte Súbita), decidi ler primeiramente O Chamado do Cuco. O livro foi lançado com o Pseudônimo Robert Galbraith e logo depois foi descoberto que a autora seria J.K Rowling. Bem não sabemos se foi estratégia de marketing ou a autora queria realmente dar personalidade diferente ao livro. Mas o que se sabe é que o livro não teve uma vendagem tão boa antes da descoberta. Pois bem, li e não me arrependi! O livro é fantástico, os personagens são geniais e desenrolar da trama é fluido. Não sei se é legal fazer comparações, mas dos últimos livros que li há pouco tempo este foi o que mais me deu prazer foi uma leitura rápida, dinâmica e você não consegue se desgrudar dele.
     Vamos lá então! Tudo começa com a morte de uma grande modelo internacional que ninguém sabe ao certo se ela se suicidou ou se ela teria sido assassinada. Diante deste fato e dessa incógnita o irmão da modelo John Bristow, procura a ajuda de um detetive, Cormoran Strike um sujeito de 35 anos, ex-militar e que está passando por problemas familiar e financeiro. Divorciado e sem grana, Strike só têm como cliente uma velha senhora que o contrata para descobrir se o seu marido a está traindo. Strike sempre depende dos serviços de uma agência de R.H que regularmente manda para ele secretárias temporárias. Numa dessas ocasiões Robim uma jovem promissora e aspirante ao cargo é enviada para o escritório dele para ficar por duas semanas.  Querendo sair dessa situação Strike se vê tentado a aceitar a oferta de John. Agora diante do caso, Strike começa a refazer os últimos passos da modelo interrogando as pessoas que estiveram com ela dias antes dela morrer, um a um.
     A trama tem um toque bem contemporâneo e traz como pano de fundo a fama, o sucesso, o uso de drogas, o mundo da moda, rappers e a pegada extraordinária do suspense. Muito bom o modo com que a história vai se desenrolando. O tempo todo o livro vai soltando detalhes que você realmente acha que está vivendo aquilo. É perfeita a forma que o autor (eu prefiro imaginar que seja Robert Galbraith) oferece a trama para o leitor. O que dizer dos personagens? Os personagens são de uma riqueza de detalhes tão grande que é difícil não se apaixonar, sem falar na descrição das ruas, becos e pubs de Londres. Cormmoran Strike depois de Hercule Poirot já é um dos meus preferidos. Robim a secretária, é sagaz, de atitude, é sensacional e traz consigo um carisma surpreendente. Poderia ficar aqui por horas falando do livro, mas vou me conter. 
     É muito bom quando a gente encontra um livro que prende a atenção e ao mesmo tempo é triste quando ele finaliza. Não sei se é verídico, porém ouvi rumores que haveria um segundo livro (continuação?) que faria parte desta trama. Espero que tenha outros e outros.
Não deixem de ler O Chamado do Cuco galera, realmente é muito bom!

Informativo:

Já estou lendo outro livro (O Sobrevivente). Esta semana postarei a resenha dele.

Estou em dúvidas quanto ao de Shakespeare. Sugestão? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário